quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mantenham-se Limpos, Puros e Dignos ...

"Mantenham-se Limpos, Puros e Dignos ... "


Élder Ulisses Soares - Presidente da Área Brasil (Fevereiro/2010)


Durante a conferência geral de outubro de 2010, o Presidente Thomas S. Monson fez um apelo a toda a Igreja, em sua mensagem de abertura: "Aos rapazes do Sacerdócio Aarônico e a vocês rapazes que serão élderes, repito o que os profetas há muito têm ensinado: todo rapaz digno e capaz deve preparar-se para servir em uma missão.

O serviço missionário é um dever do sacerdócio - uma obrigação que o Senhor espera de nós, que tanto recebemos Dele. Rapazes, eu os admoesto a prepararem-se para servir como missionários. Mantenham-se limpos, puros e dignos de representar o Senhor. Mantenham sua saúde e suas forças. Estudem as escrituras. Onde for possível, participem do seminário ou do instituto. Procurem conhecer bem o guia missionário Pregar Meu Evangelho" (A Liahona, novembro de 2010, p. 5). O Senhor espera que todo rapaz se prepare espiritual, física, mental, emocional e financeiramente para o serviço missionário. Mas, em suas palavras, o Presidente Monson se referiu aos candidatos ao serviço missionário mencionando, inicialmente, a maior das qualificações para o serviço: a dignidade.

Para que um jovem esteja qualificado quanto à dignidade, ele precisa ter mãos limpas e um coração puro. Isso significa que ele precisa ser moralmente limpo em todos os aspectos e plenamente digno de representar o Senhor Jesus Cristo.

O Senhor advertiu o Profeta Joseph Smith quanto àqueles que servem no reino Dele, quando disse: "E saí do meio dos iníquos. Salvai-vos. Sede limpos, vós que portais os vasos do Senhor" (D&C 38:42). A fim de atingir esse nível de dignidade, os candidatos ao serviço missionário precisam levar uma vida exemplar. No guia missionário, na página 3, lemos o seguinte: "Você foi recomendado como pessoa digna de representar o Senhor na qualidade de ministro do evangelho restaurado. Você será um representante oficial da Igreja. Como tal, será seu dever manter os mais elevados padrões de conduta e aparência, guardando os mandamentos, obedecendo às regras da missão e seguindo os conselhos do presidente da missão". Para representar o Salvador dignamente, será preciso atingir esse nível de dignidade. Tanto os pais, como os líderes e os próprios candidatos ao serviço missionário têm a sagrada responsabilidade de trabalhar nessa preparação e empenhar todo o esforço para que cada jovem alcance esse padrão elevado, a fim de ser um verdadeiro representante do Salvador.

Caso seja necessário fazer alguma correção, isso deve acontecer bem antes de a pessoa ser recomendada para o serviço missionário. O arrependimento genuíno pode levar algum tempo, e talvez lhe seja requerido um período maior de preparação. Mas o arrependimento é necessário, a fim de que possamos ser limpos e puros, conforme o Presidente Monson nos ensinou.

O convite do Salvador ao arrependimento é um "convite de um Pai amoroso e de Seu Filho Unigênito, para que sejamos mais do que somos, que busquemos um modo de vida mais elevado e que sintamos a felicidade de guardar os mandamentos. (.) Que maravilhoso privilégio nós temos de abandonar o pecado e achegarnos a Cristo! O perdão divino é um dos frutos mais doces do evangelho, que remove a culpa e a dor de nosso coração e as substitui por alegria e paz de consciência" (Élder Neil L. Andersen, "Arrependendo-vos (.) para que Eu Vos Cure", A Liahona, novembro de 2009, p. 40).

Há muito que pode ser feito para que os jovens se preparem adequadamente para servir ao Senhor. Gostaria somente de resumir algumas recomendações tendo por base os ensinamentos dos profetas ao longo dos anos, que têm ajudado alguns dos melhores missionários que conheço a servirem no mais alto padrão de dignidade, conforme recomendado pelo Presidente Monson.

Ore todos os dias. Peça ao Pai Celestial que o ajude a ser digno;
Guarde os mandamentos diariamente;
Frequente o Seminário e o Instituto e preste atenção às aulas;
Estude as escrituras todos os dias, especialmente o Livro de Mórmon. Aplique a promessa de Morôni descrita no capítulo 10, versículos de 3 a 5;
Aprenda a ser responsável, magnificando qualquer chamado ou designação que receber;
Seja digno de uma recomendação para entrar no templo e realize batismos vicários sempre que possível;
Receba sua Benção Patriarcal e leia-a regularmente;
Vá a Igreja todos os domingos e sinta o Espírito nas reuniões;
Saia com os missionários de tempo integral e observe sua conduta;
Preste seu testemunho sempre que possível;
Estude o Guia para o Serviço Missionário "Pregar Meu Evangelho";
Frequente os cursos "Ensinar o Evangelho" e "Preparação Missionária";
Estude o manual missionário a fim de compreender as diretrizes ali contidas e comprometa-se a segui-las;
Tenha entrevistas regulares com o bispo, a fim de assegurar-se de sua dignidade.
O serviço missionário de tempo integral é um privilégio e um serviço prestado a Deus e a Sua Igreja. Os missionários são chamados - por profecia e pela imposição de mãos por quem possua autoridade (ver Regras de Fé 1:5) - para convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo, ajudandoas a receber o evangelho restaurado por meio da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação; do arrependimento; do batismo; do recebimento do dom do Espírito Santo e da perseverança até o fim. Somente aqueles que são dignos serão capazes de cumprir esse chamado à maneira do Senhor, e isso vai exigir fé, desejo e consagração.

Convido os pais, os líderes e os jovens a trabalharem juntos para ajudarem na preparação dos candidatos ao serviço missionário, a fim de se tornarem dignos representantes do Salvador Jesus Cristo. Ajudem esses candidatos a desenvolverem "fé, esperança, caridade e amor, com os olhos fitos na glória de Deus" (D&C 4:5), a fim de estarem qualificados para representar Jesus Cristo e Sua Igreja. Presto testemunho de que, ao aplicarem esses princípios em sua preparação espiritual, os missionários se tornarão valentes mensageiros da verdade e terão poder para converter aqueles que só estão afastados "da verdade por não saber onde encontrá-la" (D&C 123:12).


Nenhum comentário:

Postar um comentário