Deus é Nosso Pai Celestial, também chamado de Eloim, está na posição exaltada sobre todos os seres. Joseph Smith Jr. disse que "... ele é um Homem exaltado, e senta em Seu trono no mais alto céu! [...] Se você O visse hoje, você O veria como a forma de um homem – assim como vocês veem toda pessoa, imagem e na mesma forma de um homem; pois Adão foi criado da mesma maneira, forma e imagem de Deus, e recebeu instruções, caminhou e conversou com Ele, como um homem fala e comunica com outro" (Documentary History of the Church, p. 305). Brigham Young disse: "Se pudéssemos ver nosso Pai Celestial, veríamos um Ser semelhante aos nossos pais terrenos, com esta diferença, nossos Pai nos céus é exaltado e glorificado [...] Enquanto ele esteve na carne, assim como estamos, ele era como somos. Mas agora está escrito que nosso Deus é como um poder consumidor, que ele habita no [céus eternos] e é por isso que o pecado não pode existir onde ele está" (Journal of Discourses 4:54).
Jesus de Nazaré, nascido de Maria em Belém, foi e é o Cristo, o tão esperado Messias e o Salvador da humanidade. Afirmamos que Jesus Cristo é literalmente o cabeça de nossa Igreja, a pessoa que dirige o funcionamento através de revelações contínuas a nossos profetas e apóstolos o que Ele quer que seja feito.Jesus Cristo nasceu de uma mãe mortal e de um Pai imortal. Ele obteve a qualidade mortal de poder morrer de sua mãe e a qualidade divina de poder tomar para si a vida novamente de seu Pai. Cristo expiou por nossos pecados, dando-nos a oportunidade de ressuscitarmos após a morte que é ganhar novamente o corpo físico, embora em um estado alterado; e, de acordo com sua fé e obediência na vida vida mortal, a viver com Cristo e o Pai Celestial eternamente e receber exaltação, progredindo para tornarem-se como Eles são. Jesus foi e é um Deus. Nossas dívidas para com Ele não podem ser pagas e que Sua esperança é que sigamos os Seus mandamentos. Ele é conhecido como o Segundo Consolador.
O Espírito Santo, também um Deus, mas sabemos que Ele não tem um corpo físico, apenas um corpo espiritual, e que Ele, assim como Deus, o Pai Eterno e Jesus, é um Ser do sexo masculino. Ele é conhecido como o Consolador ou Primeiro Consolador, o qual Cristo prometeu que enviaria para Seus discípulos após a sua morte. Ele é um Testificador de Cristo, como evidência da Sua aparição (simbolizada por uma pomba) no batismo de Jesus por João Batista.
Ele também testifica aos homens hoje em dia quando eles ouvem as palavras de Cristo. Atribuímos ao Espirito Santo e Seu poder testificador o fato de a Igreja estar crescendo tanto e tão rapidamente. Joseph Smith Jr. ensinou que "Nenhum homem pode receber o Espírito Santo sem receber revelações. O Espírito Santo é um Revelador". Uma vez que a Igreja de Cristo sempre foi construída sobre revelações, o Espírito Santo é muito vigoroso e ativo hoje em dia também.
Gordon B. Hinckley, que foi presidente e profeta da Igreja, disse que "'O Espírito Santo é um Testificador da Verdade, que pode ensinar os homens coisas que eles não podem ensinar uns aos outros" (Ensign, nov. 1986, p. 51).
O Espírito Santo testifica para aqueles que estão buscando saber se devem filiar-se à Igreja, que de fato a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja verdadeira de Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário